EcossistemasEventos/palestrasInternet das coisasInternet of ThingsIoTUncategorized

Internet das Coisas na Prática: Evento realizado pela Phygitall no Startup Rio

O evento: IoT na Prática – O que falta para se tornar realidade, foi organizado e ministrado pelos fundadores da Phygitall Soluções em Internet das Coisas e realizado no auditório do Startup Rio e contou com a presença de empreendedores de startups locais, integrantes de organizações de tecnologia do Estado do Rio e profissionais interessados em saber mais sobre Internet das Coisas.

Os palestrantes trouxeram um conteúdo objetivo, interessante e com muitos exemplos práticos sobre como a Internet das coisas irá transformar o mundo ao nosso redor nas principais áreas que demandarão IoT: Smart Cities, Agrobusiness, Indústrias e wearables.

Disponibilizaremos aqui no blog alguns dos principais tópicos tratados durante o evento pelos palestrantes e fundadores da Phygitall; Gustavo Nascimento – CEO, Cairo Caplan – CTO e Lucio Cesar Netto – Biz Dev.

Veja neste post, alguns dos tópicos abordados pelo palestrante Lucio Cesar Netto, que abriu o evento explicando como seria a dinâmica da palestra e introduziu o tema a todos.

 

Internet das coisas - palestra Lucio Netto
Internet das coisas – palestra Lucio Netto

Lucio Cesar Netto, um dos fundadores e Buz Dev/Marketing da Phygitall abriu a palestra explicando a razão do evento e que ele se propunha a esclarecer algumas dessas perguntas:

Para que serve a internet das coisas?

O que de fato a Internet das coisas irá mudar na nossa vida, na vida das pessoas, das cidades, dos negócios, indústrias?

E pensando especificamente sobre negócios;

Como as startups podem se beneficiar com essa tecnologia?

O que já existe no Brasil e no Mundo e quais as oportunidades daqui para a frente que essa tecnologia pode nos oferecer?

Esclareceu que o objetivo era tentar desmistificar IoT, e dizer quais os setores onde a Internet das coisas será mais atuante e as aplicações mais promissoras que já existem no mercado e o que ainda irá surgir.

 

“É importante dizer que Internet das Coisas não é uma tecnologia. IoT é uma tendencia tecnológica. É o conceito que agrega a ideia de conectar objetos, as coisas, e fazer elas se comunicarem entre si sem a intervenção humana.”

Lucio Cesar Netto – Fundador e Biz Dev da Phygitall

 

O histórico do homem com as máquinas (coisas)

Apresentou um breve histórico evolutivo de como o homem, a mais de 100 anos tem conectado as coisas para se comunicar com outros homens. Desde de o telégrafo de Samuel Morse em 1832, passando por  Marconi em sua 1ª transmissão de rádio em 1900, o homem sempre usou a máquina (coisas) para se comunicar com outros homens.

Lembrou que em 1926, o cientista Nikola Tesla disse que: “os instrumentos pelos quais seremos capazes de fazer isso serão incríveis se comparados ao nosso telefone atual.. .. seremos capazes de carregá-los em nossos bolsos.” E 80 anos depois a profecia se cumpre e hoje temos os modernos, leves e incríveis Smartphones.

 

Internet das coisas e os apps que conectam os homens as coisas.
Internet das coisas e os apps que conectam os homens as coisas.

 

Além disso abordou um aspecto do telefone celular que já estamos esquecendo: o de que o telefone é uma coisa e explicou que muitas vezes esquecemos disso por que esse objeto já está tão incorporado ao dia a dia das pessoas que ele praticamente é uma extensão do nosso corpo.

Lembrou ainda a evolução do telefone que deixou de ser um aparelho pesado e barulhento para ser smartphones modernos, leves e cheios de design, conectando carros a outros carros através de aplicativos como o Wase e pessoas a motoristas como é caso do Uber, além também, de se conectar às nossas smart TVs através de espelhamento.

Lucio Netto citou a frase: “As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano, até serem indistinguíveis dele”, dita a alguns anos atrás por Mark Weiser.

 

Phygitall Soluções em Internet das Coisas.
Phygitall Soluções em Internet das Coisas.

 

Antes de finalizar sua parte e passar para o Gustavo Nascimento, que abordou o que já existe de coisas inteligentes e as tecnologias que permitem conectar essas coisas, Lucio Cesar Netto afirmou: “Que Internet das Coisas não é uma tecnologia. IoT é uma tendencia tecnológica. É o conceito que agrega a ideia de conectar objetos, as coisas, e fazer elas se comunicarem entre si sem a intervenção humana.”

A Phygitall Soluções em IoT, organizadora do evento, é uma Startup acelerada pelo programa Startup Rio e está implantando no Rio de Janeiro a 1ª rede de Internet das Coisas do Brasil, é também, iniciadora do movimento The Things Network para viabilizar a rede e o  ecossistema de IoT no Rio de Janeiro e no Brasil.

Fonte: Comunicação e Marketing Phygitall.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *