ConsultoriaEventos/palestrasInternet das coisasInternet of ThingsIoTSem categoriaServiçosUncategorized

Internet das coisas e o seu papel na indústria 4.0

Manufatura Avançada

A Phygitall participou do Seminário BNDES de Manufatura Avançada no centro do Rio de Janeiro.

Na última segunda-feira, dia 28/11/16, foi realizado no Centro de Estudos do BNDES no Rio de Janeiro, o Seminário BNDES de Manufatura avançada.

Na ocasião foram debatidos os conceitos da chamada industria 4.0 ou manufatura avançada e a nova revolução industrial que está em curso a partir das mudanças que já estão acontecendo ao redor do mundo. Essa nova tendência se propõe conectar as máquinas e equipamentos à internet e gerar maior convergência tecnológica e eficiência no processo de produção, entre outros benefícios.

A Phygitall Soluções em Internet das Coisas esteve presente e acompanhou os debates e apresentações sobre os avanços e pesquisas que estão sendo desenvolvidos, tanto no Brasil, quanto nos EUA e Alemanha. Essas duas potências, há algum tempo, investem em tecnologias e centros avançados de pesquisa, estando na vanguarda da manufatura avançada e sendo referências para todo o mundo.

 

Indústria

Internet das Coisas – Seminário BNDES de Manufatura Avançada

O Seminário contou com a presença de especialistas de diversos núcleos tecnológicos do Brasil, de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), além de diretores responsáveis pelas áreas operacionais de grandes empresas, como a gigante Embraer, GE – General Electric, ROMI e Comau Automação. Os painéis foram estruturados para que o assunto fosse discutido não somente no que se diz respeito ao futuro desse cenário, mas principalmente, como foi apresentado pelas empresas, as ações que estão tomando para estar cada vez mais preparadas para essa nova era da indústria.

Conforme dito no evento:

A manufatura avançada, ou indústria 4.0, se baseia na fusão dos mundos virtual e real, no uso de sistemas ciberfísicos e na flexibilidade da cadeia produtiva. À medida que a base digital é incorporada ao chão de fábrica, a produção pode se tornar mais customizada e menos intensiva em trabalho.

Gabriel Daudt e Luiz Daniel Willcox – BNDES

 

Durante a manhã, no evento, foram discutidas as políticas públicas para o setor e a importância da adoção de política industrial e de inovação em um momento em que esse tipo de iniciativa novamente ganha força nas nações desenvolvidas. O foco foi discutir a importância que este tipo de política exerce para que o país seja capaz de criar novos segmentos e novas formas de produzir, tendo a inovação um papel central para que esses objetivos sejam atingidos.

No período da tarde, foram apresentados os avanços dos núcleos brasileiros de pesquisas tecnológicas que são referencias para o nosso país e para o mundo. Os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) apresentaram a sua infraestrutura, os projetos em andamento e o que precisa ser feito para que o Brasil consiga desenvolver a Manufatura Avançada. Assim, foi discutida a infraestrutura de inovação disponível para apoio às atividade de P,D&I no Brasil, bem como os esforços para o desenvolvimento de tecnologias habilitadoras no país.

“Para o seu desenvolvimento, é particularmente relevante a estruturação de uma robusta infraestrutura, que impulsione o domínio de tecnologias habilitadoras e que dê suporte à formação/reforço dos “industrial commons”.” – Ana Costa – BNDES

Por fim, algumas empresas, entre elas a EMBRAER e GE, foram convidadas a trazer seus desenvolvimentos e aplicações sobre manufatura avançada no Brasil, quais são as tecnologias que vem sendo desenvolvidas pela empresa no país e no mundo, e como sua cadeia de fornecedores está estruturada para suportar este processo.

Esse evento mostra que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, está atento as grandes transformações que virão. A indústria 4.0 passa por Internet das Coisas, como foi apresentado diversas vezes durante o evento, e irá se espalhar por praticamente todos os setores da economia.

 

Indústria

Internet das Coisas e a Indústria 4.0

A Internet das Coisas está posicionada como uma das maiores tendências tecnológicas do setor de Tecnologia da Informação, tendo a indústria como umas das maiores impactadas pelas transformações que já estão acontecendo.

A Phygitall trará um série de artigos com os principais aspectos da Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada que foram apresentados durante o seminário. E também complementará com a própria visão e soluções que está desenvolvendo junto a indústria e aplicadas a essa nova revolução industrial.

Acompanhe semanalmente e descubra através desses editorias, tudo que a internet das coisas poderá oferecer para a indústria, startups, empreendedores, desenvolvedores e pessoas de tecnologia em geral.

Curta e acompanhe nossa fan page no Facebook e se mantenha atualizado sobre como a Internet das Coisas está mudando o mundo a nossa volta.

Fonte: Comunicação e Marketing Phygitall / BNDES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *