AplicaçõesEventos/palestrasInternet das coisasIoTRedes IoTSem categoria

A Internet das Coisas e os turistas cada vez mais conectados

TecTur 2016
TecTur 2016

O 3º Seminário Internacional de Tecnologia e Turismo – TECTUR, realizado pela Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em conjunto com a Pós Graduação em Gestão de Serviços (PGGS) e o Programa de Pós Graduação em Turismo (PPGTUR), promoveu a interação entre estes dois segmentos e discutiu o posicionamento e tendências destas áreas para a sociedade atual e o mercado.

O TECTUR 2016 teve como objetivo discutir como a Tecnologia da Informação vem influenciando destinos e empreendimentos e as relações com os turistas e ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro de 2016 no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), no Campus da Praia Vermelha da UFF, na cidade de Niterói/ RJ.

A programação do encontro deste ano reuniu palestras e TED´s sobre cidades inteligentes, destinos turísticos inteligentes, planejamento urbano, realidade aumentada, economia criativa, comunicação e se destinou aos profissionais da área de tecnologia, turismo, hotelaria, comunicação e afins.

Internet das Coisas no TecTur 2016
Internet das Coisas no TecTur 2016

O evento visou destacar, analisar e promover a interação entre os segmentos do turismo e da tecnologia, discutindo sobre o posicionamento, tendências e relações envolvendo estas áreas. Sobre o tema central: “Cidades Inteligentes, Turistas Conectados”, os palestrantes e participantes discutiram as novas abordagens sobre cidades e destinos turísticos inteligentes e a maneira de pensar o desenvolvimento destas atividades.

Neste ano, o TecTur contou também com uma grande novidade; o Workshop “Interconectividade: Pessoas e serviços por meio de apps” e os mediadores foram: Ronnie Figueiredo, pesquisador científico no Latec – Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da UFF – e doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Engenharia de Produção – UFF.

Diversos especialistas da temática foram convidados. Entre eles, vale destacar o Prof. Dr. Carlos Costa, Diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, e Coordenador do Programa de Doutorado da Universidade de Aveiro, Portugal, e os professores Marcos Lage e Esteban Gonzalez, do Instituto de Computação da UFF.

Internet das Coisas e o Turista Conectado
Lucio Netto – IoT o Turista Conectado

A Phygitall Soluções em Internet das Coisas esteve presente no evento e participou trazendo os conceitos da Internet das Coisas aplicada ao turismo e como essa tendência tecnológica irá transformar cada mais a interação dos turistas com as cidades que estarão cada vez mais inteligentes e conectadas.

A Phygitall apresentou seu conceito de Rede IoT que pretende fazer do Rio de Janeiro a 1ª SMART CITY do Brasil com conectividade total de uma rede de Internet das coisas e todos os benefícios que essa rede irá trazer para o futuro das cidades.

O conceito de Cidade Inteligente (Smart City) surge como uma ferramenta que visa a melhoria da qualidade de vida dos residentes e visitantes evidenciando que as cidades devem estar em consonância com as demandas emergentes da comunidade.

 

Gustavo Nascimento falando sobre Turistas Conectados
Gustavo Nascimento falando sobre Turistas Conectados

 

A partir de toda essa concepção, desenvolveu-se o conceito de Destino Turístico Inteligente que foi descrito pelo SEGITTUR como um destino inovador, consolidado sobre uma tecnologia de vanguarda, que garanta o desenvolvimento sustentável do território turístico, sendo acessível a todos e facilitando a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e a melhora da qualidade de sua experiência no destino (SEGITTUR, 2012).

Para quem se interessar em saber mais segue as informações de contato da TecTur.

Site: www.tectur.uff.br

Email: [email protected]

Tel: (21) 3674-7868

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *